Contactos | Eventos futuros | Mailing List  
     
 
Cinema: 12 Maio: 22h.
 
 
 
 
 
 
 
O FANTASMA (Portugal - 2000) de João Pedro Rodrigues
 

Para A.O. Scott, do The New York Times, a estreia de O Fantasma foi “A graphic and downbeat debut feature”, enquanto Megan Turner, do New York Post, considera o filme “uma contribuição interessante para um género que tende a desvalorizar a técnica artística”.
O Village Voice, outro dos jornais da metrópole novaiorquina, também se referiu ao filme de José Pedro Rodrigues em termos elogiosos, destacando sobretudo a “alquimia perfeita” entre o realizador e o actor principal, Ricardo Menezes.
Depois de Itália, Portugal, Brasil e França chegou a vez do público de Nova Iorque ver um dos filmes mais polémicos dos últimos tempos em Portugal, tudo devido a uma cena de sexo explícito entre dois actores do sexo masculino.
Por isso, alguma imprensa tem catalogado o Fantasma como “filme homossexual”, rótulo que o seu realizar se apressou a desmentir, afirmando que lhe interessou filmar foi o “afecto e a comunicação”, usando, para isso, o corpo masculino.
O filme gira em torno de Sérgio (Ricardo Menezes), um solitário homossexual que vive em Lisboa entre a rotina do trabalho e as suas relações sexuais. Um dia encontra o “fantasma” dos seus sonhos”— um musculado motociclista — e embrenha-se num perigoso jogo erótico que o vai ajudando a esquecer a solidão.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=zjbJYENQPtc

Entrada: 3,5€
Sócios do Cineclube do Porto: 1€

 
 
  Contactos | Eventos futuros | Mailing List  
     
  @ 2004/5, Passos Manuel